Postado em 06 de Novembro às 11h49

Novembro Azul e o Câncer de Prostata!

Notícias (90)

Câncer de Próstata

O QUE É

O Câncer de Próstata é o resultado de uma multiplicação desordenada das células da próstata. Quando há presença de câncer, a glândula endurece. Na fase inicial, o câncer de próstata não tem sintomas. Em 95% dos casos, eles aparecem em estágio avançado.
Portanto, exames preventivos frequentes são fundamentais para que a doença não seja descoberta em estado avançado. Homens a partir dos 50 anos de idade (ou 45, se houver casos de câncer de próstata na família), devem procurar um urologista anualmente para realizar os exames preventivos.

Um desses exames é o toque retal. O exame é rápido e indica se a próstata apresenta algum tipo de alteração. Caso a alteração seja detectada, o médico pode solicitar outros exames para confirmar o diagnóstico, como o PSA (Antígeno Prostático Específico), o ultrassom transretal e a biópsia da glândula, que consiste na retirada de fragmentos da próstata para análise. Só então é feito o diagnóstico.

PREVENÇÃO

O câncer de próstata não pode ser prevenido, mas há 90% de chances de cura quando diagnosticado precocemente. Assim, realizar exames periodicamente é a melhor maneira de se prevenir contra a doença. Sociedades médicas recomendam que homens a partir dos 50 anos de idade façam o exame de próstata anualmente, e acima dos 45, caso esteja inserido nos fatores de risco.

O ritual compreende o toque retal e o exame de sangue, para checar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico). Havendo alguma suspeita, o paciente deve se submeter à biópsia da próstata. O toque retal é considerado indispensável e não pode ser substituído pelo exame de sangue ou por qualquer outro exame, como o ultrassom. Somente com o resultado dessa análise do tecido é que poderá ser fornecido o diagnóstico.

Sabe-se que uma mudança no estilo de vida é crucial para aumentar a sobrevida, incluindo uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas no dia a dia.

SINTOMAS

Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem uma evolução silenciosa. Por isso, muitos homens não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata, também chamado de HPB.

Quando alguns sinais começam a aparecer, 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura.

Confira os sintomas que são suspeitos e merecem uma consulta ao médico:

- A sensação de que sua bexiga não se esvaziou completamente e ainda persiste a vontade de urinar.
- Dificuldade de iniciar a passagem da urina.
- Dificuldade de interromper o ato de urinar.
- Urinar em gotas ou jatos sucessivos.
- Necessidade de fazer força para manter o jato de urina.
- Necessidade premente de urinar imediatamente.
- Sensação de dor na parte baixa das costas ou na pélvis (abaixo dos testículos).
- Problemas em conseguir ou manter a ereção.
- Sangue na urina ou no esperma (esses são casos muito raros).
- Dor durante a passagem da urina.
- Dor quando ejacula.
- Dor nos testículos
- Dor lombar, na bacia ou no joelhos.
- Sangramento pela uretra.

TRATAMENTO

Os tratamentos do câncer de próstata devem ser individualizados e únicos de acordo com as necessidades de cada paciente, levando-se em conta a idade, o estadiamento do tumor, o grau histológico, o tamanho da próstata, as comorbidades (existência de duas ou mais patologistas em um mesmo paciente), a expectativa de vida, os anseios do paciente e os recursos técnicos disponíveis.

O câncer de próstata pode ser localizado (só afetando a próstata), localmente avançado ou avançado (o câncer já se moveu para além dos limites da próstata).

A CAMPANHA NOVEMBRO AZUL

Em 2008, o Instituto Lado a Lado pela Vida foi pioneiro na abordagem de questões relacionadas ao câncer de próstata no Brasil por meio da campanha Um Toque, Um Drible. O objetivo era promover uma mudança de paradigmas em relação à ida do homem ao médico.

Quatro anos depois, inspirado pelo Movember, movimento internacional dedicado à conscientização e arrecadação de fundos na luta contra a doença, passamos a promover um mês inteiro e intenso de mobilizações focado na saúde do homem: surgia o Novembro Azul.

Por todo o Brasil, iluminações de prédios e monumentos, palestras, ações em locais de grande circulação de pessoas como estradas, estádios e autódromos e apoios de instituições e personalidades lembram a importância da realização de exames preventivos. Apenas na edição 2016, por meio de 463 ações, o Novembro Azul impactou 96 milhões de pessoas em todo o Brasil.

Nas ruas, foram 8 milhões de folhetos distribuídos , além de 300 mil apenas nas estradas para motoristas. O Novembro Azul também realizou 2,7 mil ações em diversas empresas durante a campanha, além de ter iluminado 44 prédios e monumentos em todo o país. Números assim refletem o crescimento da campanha e fazem o Novembro Azul tornar-se referência na missão de orientar a população masculina a cuidar melhor da saúde e entrar para o calendário nacional de prevenção. Hoje ele é a maior campanha de combate ao câncer de próstata do Brasil.

Com a realização de diversas ações e a força no meio digital, o Novembro Azul se consolida como grande campanha nacional de saúde, impactando 96 milhões de pessoas. A sociedade abraçou a causa, manifestando seu apoio em toda a rede, possibilitando esse grande alcance em 2016. Blogueiros, celebridades, influenciadores, empresas, entidades de diversos setores... Foram muitas as manifestações de apoio à campanha nas redes sociais.

Cuidar da saúde também é coisa de homem e um compromisso de todos.

Fonte: Instituto lado a lado pela vida

Veja também

Técnicas de vendas infalíveis!21/11 O que fazer para vender mais? Como conquistar mais cliente? Como garantir que os clientes atuais voltem mais vezes à loja? Essas e outras perguntas são comuns na cabeça de vendedores e as respostas para elas podem ser o que falta para que eles deslanchem. Pensando em auxiliar esse público, reunimos aqui algumas dicas de vendas de vários especialistas no assunto. São......
Hábitos que fortalecem o sistema imunológico!21/11 Algumas mudanças na nossa alimentação e no nosso dia-dia podem favorecer muito a proteção do nosso organismo. A função do sistema imunológico consiste em reconhecer cada um dos tecidos, células,......
Workshop QuantyVitta em Xanxerê!08/11/16 A QuantyVitta realizou um workshop na cidade de Xanxerê na noite de 08 de novembro de 2016, na sede da Fiat Botta.  Clientes, revendedoras e demais convidadas participaram do evento. A nutricionista Marieli, elaborou duas receitas (Mousse de......

Voltar para NOTÍCIAS