Postado em 20 de Novembro às 11h09

Shakes podem substituir uma refeição?

Notícias (91)

Além de saborosos, muitas vezes os shakes são apontados como estratégia para quem quer emagrecer. Para emagrecer e matar a fome, muitos trocam shakes por refeições. Mas será que isto procede? Será que faz bem? E a ANVISA? Permite?

Os substitutos alimentares são definidos pela Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) como ‘‘alimentos especialmente formulados e elaborados de forma a apresentar composição definida, adequada a suprir parcialmente as necessidades nutricionais do indivíduo e que sejam destinados a propiciar redução, manutenção ou ganho de peso corporal’’, dependendo da maneira como são utilizados. Encaixam-se nessa categoria os famosos shakes que substituem as refeições.

A própria ANVISA regulamenta as quantidades de nutrientes que podem ser acrescentados a cada shake, o que irá depender se o produto é destinado a substituição parcial ou total das refeições.

Mas afinal, os shakes realmente ajudam a emagrecer?

De fato, a composição nutricional dos shakes são balanceadas e contem quantidades balanceadas de macronutrientes (carboidratos, proteínas, lipídeos) e micronutrientes (vitaminas e minerais). Entretanto, o emagrecimento vai depender da forma como for utilizado.

Geralmente para que se obtenha a redução de peso pode se substituir até duas refeições da dieta diária. É importante salientar que as pessoas que recorrem a estes shakes para emagrecer, precisam manter uma alimentação equilibrada ao longo do dia. Não basta simplesmente substituir uma ou duas refeições, e exagerar nas próximas refeições.

Além disso, cada indivíduo apresenta uma necessidade calórica, por isso, o planejamento nutricional para redução de peso deve ser feito por nutricionista capacitado, levando-se em conta seu estilo de vida, hábitos alimentares e necessidade energética diária.

Fonte: Diabetesevoce.com.br

Veja também

O Inverno está chegando, Cuide-se!13/12 O inverno tem seu início certo no mês de junho, onde a tendência é de maior concentração de pessoas em ambientes fechados, fato que acaba favorecendo a circulação de vírus respiratórios, ocasionando alergias, resfriados, asma e gripes. Durante essa época do ano os cuidados com a saúde devem ser redobrados. Abaixo estão listados......
Encontro QuantyVitta e Feito Beleza!13/12 No sábado dia 09 de julho de 2016, a QuantyVitta Produtos Naturais em parceria com a Feito Beleza realizou um dia especial em prol ao bem-estar das clientes. Começou com a degustação dos produtos naturais QuantyVitta para todas as......
Como cuidar da pele no inverno?28/06/15 A chegada do inverno pede cuidados especiais com a pele. É possível passar pelas baixas temperaturas sem sofrer com ressecamentos, descamações ou tendo que abrir mão de um banho quente. Devemos aproveitar a......

Voltar para NOTÍCIAS